segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Pontos de vista


Apresento algumas citações interessantes acerca do pensamento global e inteiro, que é aquele modo de olhar e pensar "alguma coisa", levando-se em conta seus aspectos ambivalentes e contrastantes.
Trata-se de uma visão integradora do ser humano e das coisas do mundo, pois considera os aspectos positivos e negativos que os compõem, e que veem explicar-lhes em sua totalidade do sentir.

*

As pulsões (impulsos) primordiais profundas que surgem em mim tornam-se poderosas a ponto de causarem mal-estar; o crescimento constante da tensão tem de ser posto para fora, no mundo exterior, a fim de restaurar algum sentimento de harmonia dentro de mim. É criação, mas é disparada por sentimentos de destruição. Quando não posso pintar, torno-me alvo de minha própria agressão violenta.
(Kahnert, 1992, pintora parisiense)

*

Para um homem, viver a sua vida num corpo que não pode sentir é, creio eu, a mais solitária solidão.
(James Lynch)

*

Considerando a rosa como símbolo universal do amor, podemos também olhar aquilo que precede e prepara a flor - não apenas o caule e as folhas, mas as raízes, intrometidas no solo da mãe terra, rica de nutrientes e, no entanto, fervilhando de minhocas e abundante de possibilidades. Devemos olhar a roseira inteira.
(H. Wrye & J. Welles)

Nenhum comentário:

Postar um comentário